Trabalhos Finais de Licenciatura

Incêndios Florestais em Portugal Continental

Autor: Luís Francisco Gaspar
Orientador: Paulo Gil Martins
Data: 2016

Abstract

Portugal devido às características físicas e climáticas do seu território tem estado desde sempre sujeito ao fenómeno dos incêndios florestais. Nos últimos anos com o aumentar da civilização e com a as alterações climáticas este fenómeno passou a ser cada vez mais intenso no território nacional.

Todos os anos ardem inúmeros hectares de floresta e áreas rurais, são gastos milhões de euros dos contribuintes, emitidas toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera e gastas quantidades imagináveis de água neste problema, afetando tanto o ambiente como todo o tecido socioeconómico nacional.

Pretende-se com este trabalho a identificação de um sistema ideal de proteção civil, projetado para a temática dos incêndios florestais, englobando principalmente a vertente de prevenção.

Sobre o OPCSA

O Observatório de Proteção Civil & Safety é uma organização aberta à sociedade civil, destinado a criar e fortalecer um espaço de debate e reflexão das questões de proteção civil e safety, sobretudo dirigido a todos os agentes ativos do país, preocupados com os cidadãos, o património, o ambiente, a saude e a segurança, domínios que em Portugal carecem de uma particular prioridade por parte de toda a sociedade.

Últimas

Contatos

Observatório de Proteção Civil & Safety

Campus Lumiar, Alameda das Linhas de Torres, 179, 1750-142 Lisboa

opcsa@iseclisboa.pt

www.facebook.com/opcsa.iseclisboa

 

©2021 OPCSA

Search