Abstract
As infraestruturas industriais representam na economia um valor acrescentado, representam motores do desenvolvimento das comunidades. As criações de medidas de prevenção devem ser específicas para determinadas operações.
A substituição de combustíveis fósseis por combustíveis renováveis tem um impacto sobre as questões de segurança contra incêndios em muitos aspetos. Em particular, o uso de biocombustíveis sólidos apresenta novos riscos e desafios para a indústria e para os bombeiros. Um tipo comum de biocombustível sólido refinado são os aglomerados de madeira que são frequentemente armazenados em grandes silos após a produção ou expedição. No caso de um incêndio no silo, é importante entender a natureza do incêndio e usar táticas de resposta adequadas ao combate a incêndios.
Os incêndios em silos de armazenagem de granéis, são ocorrências inusitadas para a maioria dos corpos de bombeiros e unidades de emergência, apresentam características diferentes dos demais incêndios em indústrias. Na maioria das ocorrências, os incêndios são causados pelo Auto aquecimento do material armazenado resultante de diferentes processos de oxidação e atividade biológica que podem causar pirólise, que é uma combustão lenta em um ambiente altamente limitado por oxigénio.
A adoção de processos de extinção para este tipo de ocorrências adaptados aos cenários existente confere um grau de eficácia, ajustado de modo a evitar perdas económicas e segurança dos operacionais envolvidos.