Trabalhos Finais de Licenciatura

Hospitais Seguros Frente ao Desastre

Autor: Sérgio Miguel Pereira Moura
Orientador: Rita Fonseca
Data: 2014

Abstract

Os desastres e as catástrofes originam danos severos nas comunidades e requerem que os serviços de saúde continuem operacionais para proteger a vida e o bem estar da população, principalmente, logo após a ocorrência do evento adverso. A interrupção de funcionamento desses serviços pode marcar a diferença entre a vida e a morte, por isso, é fundamental que todos os estabelecimentos de saúde contem com uma edificação resistente aos impactos severos de um fenómeno, que o seu equipamento não sofra danos, que as suas linhas vitais continuem a funcionar e que o seu pessoal seja capaz de continuar a prestar cuidados médicos no momento em que é mais necessário. Em suma, é necessário que os serviços de saúde, em especial os hospitais, tenham capacidade de assegurar a prestação dos cuidados de saúde necessários, num contexto de escassez de recursos e maior procura.

Neste trabalho é descrito um pouco da realidade de Hospitais Seguros, na expetativa de que o tema seja encarado como fundamental e considerado sério quando debatido pelos decisores nesta vertente.

Para a proteção das infraestruturas de saúde, são apresentadas medidas de proteção a adotar na construção de novos estabelecimentos, assim como medidas de prevenção/mitigação que devem ser incorporadas pelos estabelecimentos existentes de forma a minimizar a sua vulnerabilidade.

Para a elaboração deste trabalho foi efetuada uma revisão bibliográfica do tema, já debatido em vários países, no âmbito da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD) e selecionados três hospitais portugueses, para contatar com os responsáveis de segurança, afim de saber se nos referidos estabelecimentos foram adotadas políticas de redução de riscos, de forma a evitar ou limitar impactos negativos decorrentes de um desastre ou catástrofe. 

Sobre o OPCSA

O Observatório de Proteção Civil & Safety é uma organização aberta à sociedade civil, destinado a criar e fortalecer um espaço de debate e reflexão das questões de proteção civil e safety, sobretudo dirigido a todos os agentes ativos do país, preocupados com os cidadãos, o património, o ambiente, a saude e a segurança, domínios que em Portugal carecem de uma particular prioridade por parte de toda a sociedade.

Últimas

Contatos

Observatório de Proteção Civil & Safety

Campus Lumiar, Alameda das Linhas de Torres, 179, 1750-142 Lisboa

opcsa@iseclisboa.pt

www.facebook.com/opcsa.iseclisboa

 

©2021 OPCSA

Search