Trabalhos Finais de Licenciatura

Evacuação de edifícios recebendo público

Autor: José Firmino da Costa
Orientador: Paulo Gil Martins
Data: 2014

Abstract

O cálculo do tempo de evacuação é uma ferramenta indispensável ao planeamento da segurança das pessoas nas edificações recebendo público, no entanto, o único método existente em Portugal, elaborado pela Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, é insuficiente.

Este artigo propõe um método simplificado para o cálculo do tempo necessário para uma evacuação segura, que possa ser utilizado por técnicos dos serviços de segurança de organizações privadas ou dos serviços de segurança públicos.

Foram estudados os principais métodos publicados para o cálculo do movimento pedestre, as condicionantes regulamentares à operação de evacuação e os dados disponíveis em estudos científicos. Com estas informações foi construído um processo que calcula o mo- vimento pedestre na evacuação e aplicado ao estudo de casos concretos.

A análise feita detetou insuficiências no quadro regulamentar da evacuação.

Concluiu-se sobre a aplicabilidade do método proposto e são apresentadas recomendações sobre aspetos a desenvolver.

 

TEXTO

Sobre o OPCSA

O Observatório de Proteção Civil & Safety é uma organização aberta à sociedade civil, destinado a criar e fortalecer um espaço de debate e reflexão das questões de proteção civil e safety, sobretudo dirigido a todos os agentes ativos do país, preocupados com os cidadãos, o património, o ambiente, a saude e a segurança, domínios que em Portugal carecem de uma particular prioridade por parte de toda a sociedade.

Últimas

Contatos

Observatório de Proteção Civil & Safety

Campus Lumiar, Alameda das Linhas de Torres, 179, 1750-142 Lisboa

opcsa@iseclisboa.pt

www.facebook.com/opcsa.iseclisboa

 

©2021 OPCSA

Search