Trabalhos Finais de Licenciatura

Central de Emergência Integrada Para a Cidade de Lisboa

Autor: Luís Casquinha
Orientador: Paulo Gil Martins
Data: 2018

Abstract

A elaboração deste trabalho nasce, com a tomada de consciência da necessidade de uma melhoria, na forma de trabalhar em conjunto, dos diversos agentes de protecção civil existentes na cidade de Lisboa. Essa necessidade é tão mais premente quanto daí podem advir prejuízos para o socorro de pessoas e bens.

Tendo por exemplo casos de outras Centrais de despacho nacionais e estrangeiras, procuro realçar a falta que faz uma Central de Emergência Integrada para a cidade de Lisboa e os benefícios que daí poderão resultar. Nomeadamente é apresentado, por comparação, o caso da Central de Emergência da Região de Morávia-Silésia em Ostrava na República Checa, como exemplo a seguir. Sendo ambos países da União Europeia podemos esperar uma comparação mais homogénea.

Todas estas áreas são apresentadas no trabalho seguinte, sem prejuízo de que outros melhoramentos possam vir a ser propostos no futuro, sempre a favor da cidade de Lisboa e da sua população.

 

Sobre o OPCSA

O Observatório de Proteção Civil & Safety é uma organização aberta à sociedade civil, destinado a criar e fortalecer um espaço de debate e reflexão das questões de proteção civil e safety, sobretudo dirigido a todos os agentes ativos do país, preocupados com os cidadãos, o património, o ambiente, a saude e a segurança, domínios que em Portugal carecem de uma particular prioridade por parte de toda a sociedade.

Últimas

Contatos

Observatório de Proteção Civil & Safety

Campus Lumiar, Alameda das Linhas de Torres, 179, 1750-142 Lisboa

opcsa@iseclisboa.pt

www.facebook.com/opcsa.iseclisboa

 

©2021 OPCSA

Search